Qual o nome do projeto?
Coortes RPS – consórcio de coortes brasileiras de nascimento de Ribeirão Preto, Pelotas e São Luís - "Determinantes ao longo do ciclo vital da obesidade, precursores de doenças crônicas, capital humano e saúde mental".

O que significa?

Os avanços da ciência são realizados por vários meios e um deles são os chamados estudos epidemiológicos. Dentre os estudos epidemiológicos existem os estudos de acompanhamento dos indivíduos desde o nascimento até a velhice, chamados estudos de coorte. Este estudo é um deles e tem muita importância porque acompanha os indivíduos desde o nascimento. Ele faz parte dos 3 grandes estudos de coorte de nascimento do Brasil. Os estudos de coorte de nascimentos têm alta prioridade na agenda de pesquisa dos países desenvolvidos em termos de pesquisa e avanço tecnológico. Tais estudos envolvem a definição de um grupo de nascidos vivos em determinado período de tempo e incluem o monitoramento de saúde dos indivíduos ao longo de suas vidas. A importância das coortes de nascimento vem do reconhecimento de que muitos dos problemas que afetam a vida adulta têm sua origem no início da vida, incluindo a gestação. Apenas estudos que consigam coletar dados ao longo da vida terão informação em qualidade e quantidade suficiente para explorar estas questões.

Esta investigação científica se caracteriza por um conjunto de atividades que serão conduzidas também nas cidades de Ribeirão Preto (SP) e Pelotas (RS), em estudos de coorte em andamento. Focalizará questões ligadas à saúde da criança e do adulto como as doenças crônicas do adulto, saúde mental, composição corporal, incluindo a obesidade.

Porque é interessante participar da pesquisa?

Primeiro você precisa saber o que será possível observar com a investigação. Os pesquisadores buscam dados para avaliar determinantes precoces da saúde na infância, na adolescência e na vida adulta. Será possível identificar as condições de nutrição, composição corporal, a origem de doenças crônicas complexas, doenças mentais e até que ponto as pessoas adquiriram escolaridade, renda e habilidades cognitivas para progredir e se dar bem na vida. Será possível também documentar nas coortes as tendências temporais dos indicadores de saúde na adolescência e vida adulta, relacionando estas tendências a desigualdades socioeconômicas e étnicas, como também a mudanças culturais, ambientais e na atenção à saúde num período de quase duas décadas. Também será estudado até que ponto problemas de saúde como obesidade, doenças cardiovasculares tem origem genética a partir de estudos de biologia molecular. Os resultados desta pesquisa serão divulgados em jornais, revistas, rádio, televisão e revistas cientificas nacionais e estrangeiras de grande prestígio.

Quem pode participar?

O estudo perinatal da coorte de São Luís foi conduzido em dez hospitais da cidade, públicos e privados, de março de 1997 a fevereiro de 1998. A amostra do estudo incluiu 96,3% dos nascimentos do período, ficando de fora os nascimentos não-hospitalares e os nascimentos ocorridos em hospitais onde ocorriam menos de 100 partos por ano. Foram recrutados para este estudo um a cada sete partos em cada maternidade. Foram incluídos no estudo 2542 nascimentos. Estamos procurando estas 2542 pessoas que forma estudadas ao nascimento, quando avaliamos peso ao nascer, prematuridade e desnutrição intrauterina. Quando estas pessoas tinham de 7 a 9 anos, reentrevistamos 805 novamente. Agora queremos saber as suas condições de vida e saúde na época da adolescência e ínicio da vida adulta.

Se você nasceu de março de 1997 a fevereiro de 1998 e participou da primeira etapa você está selecionado para participar. Caso tenha dúvida, entre em contato conosco.

Algumas perguntas interessantes que precisam de respostas
  • A alimentação das pessoas está piorando?
  • A obesidade está aumentando?
  • Há diferenças na alimentação e na obesidade entre homens e mulheres, pobres e ricos, e brancos e pretos?
  • O nosso corpo é composto de ossos, músculos, gordura e água. Vamos medir até que ponto as pessoas estão perdendo massa muscular e ganhando gordura e por que isso está acontecendo.
  • Qual o papel desempenhado pelas condições sociais e estilo de vida dessas mudanças?
  • Quem é obeso quando criança vai continuar obeso na vida adulta?
  • Ter problemas nos dentes pode provocar doenças no coração?
  • A depressão é mais comum nos pobres ou nos ricos? Nos brancos ou nos pretos? Nas mulheres ou nos homens?
  • Os problemas dos primeiros anos de vida podem afetar a inteligência das pessoas?
  • Problemas enfrentados nos primeiros anos de vida, como por exemplo, baixo peso ao nascer, nascer antes do tempo, podem afetar a saúde mental?
  • Nascer de cesárea aumenta o risco de obesidade na vida adulta?
  • Os problemas de saúde mental estão aumentando?
  • As pessoas estão praticando menos atividade física?
  • Como as pessoas estão se alimentando?
  • Como a alimentação influencia o surgimento de doenças crônicas?
  • O padrão de sono influencia o surgimento de doenças crônicas ou interfere com a saúde mental?

Onde será realizada a pesquisa?

O que você, como participante, vai ganhar participando da pesquisa?

Primeiro você contribuirá para o avanço do conhecimento científico da humanidade.

Segundo, você poderá saber como está em diversas questões de saúde:

  • 1) Saberá como está a sua alimentação, se a sua alimentação é saudável
  • 2) Saberá se pratica atividade física conforme o recomendado atualmente para a prevenção de inúmeras doenças
  • 3) Saberá de forma precisa como está a sua composição corporal: o seu percentual de massa muscular e de gordura
  • 4) Saberá se você tem risco de desenvolver problemas de saúde mental
  • 5) Saberá se você já tem algum fator de risco para desenvolver doença crônica no futuro
  • 6) Saberá se você já tem alguma doença crônica hoje
  • 7) Saberá como está sua circunferência da cintura, pressão arterial, seu nível de glicose e de gordura no seu sangue e, a partir disto, se você tem síndrome metabólica
  • 8) Em resumo, neste projeto você saberá o seu risco de doenças crônicas e receberá recomendações para prevenção destas doenças.

O que será estudado nesta etapa da pesquisa?
  • BOD POD

    O Bod pod é um aparelho que mede com excelente precisão o percentual de gordura no corpo humano por meio de pletismografia por deslocamento de ar.

  • DEXA

    Este aparelho mede o percentual de gordura corporal em áreas específicas do corpo humano. É útil para se conhecer a distribuição da gordura corporal, pois aquelas pessoas que tendem a concentrar gordura na parte central do corpo (abdômen) tem maior risco para doenças crônicas. É uma abreviatura do inglês, significando absorciometria por raios X de energia dupla. Este aparelho é o mesmo usado para identificar osteoporose nos ossos, em um exame chamado densitometria óssea. Ele será usado na pesquisa para medir a densidade dos componentes corporais e estimar a taxa de gordura localizada.

  • Escâner fotônico

    Por meio deste aparelho se obtém imagem tridimensional do corpo humano que será útil para complementar a medida da composição corporal. Você ficará por alguns segundos em uma câmara escura recebendo feixes de luz, quando uma imagem tridimensional do seu corpo será montada no computador. Depois seus dados serão processados e várias medidas serão calculadas para completar a medida do perfil de risco para doenças crônicas. Por exemplo, a circunferência da cintura e o formato corporal são bons indicadores do risco futuro para doenças crônicas.

  • Avaliação da dieta

    A dieta será avaliada por meio do questionário de frequência do consumo de alimentos. Você será perguntado a respeito da sua ingestão habitual de vários alimentos, ou seja, quantas vezes consome cada alimento e qual o tamanho da porção consumida.

  • Saúde mental

    Sua saúde mental será avaliada por suas respostas a questionários, como o MINI e o SRQ-20. Serão avaliados, por exemplo, depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e transtorno mental comum.

  • Teste de inteligência – QI

    Seu inteligência será avaliada pelo teste de QI chamado teste de Weschler, utilizando suas respostas a um questionário.

  • Exames bioquímicos de sangue

    Serão medidos triglicerídeos, glicose, colesterol, dentre outros.

  • Síndrome metabólica

    A partir da mensuração da circunferência da cintura, pressão arterial, nível de glicose, triglicerídeos e HDL-colesterol no sangue será possível identificar se você tem síndrome metabólica, que é uma condição muito preditora de doença crônica no futuro.

  • Marcadores inflamatórios para doença crônica

    Serão medidos no sangue vários marcadores inflamatórios para doenças crônicas: proteína C reativa ultrasensível, homocisteína, fator de necrose tumoral (TFN) e interleucina 6 (IL-6). As pessoas que apresentam risco para doença crônica no futuro apresentam no seu organismo inflamação crônica. Com estes marcadores é possível identificar inflamação e saber se você tem maior risco de desenvolver doença crônica no futuro.

  • Estudos genéticos

    Serão realizados vários estudos genéticos. Estudaremos alguns genes relacionados à obesidade e a outras doenças crônicas.

  • Consumo de álcool e tabagismo

    Você responderá um questionário a respeito do consumo de álcool, fumo e outras drogas.

  • Violência

    Perguntaremos se você sofreu algum tipo de violência para verificar depois se isto está aumentando o risco de problemas de saúde mental e de outras doenças crônicas.

  • Prova de função pulmonar e asma

    Você será convidado a soprar em um tubo para ver a sua função pulmonar, em um exame chamado espirometria. Também responderá a um questionário para identificar sintomas de asma.

  • Atividade física e sono

    Você responderá a um questionário para avaliar o seu nível de atividade física. Além disso, usará por 5 a 7 dias um relógio com um sensor de movimento (acelerômetro) para conhecer o seu padrão de atividade física e de sono.